Pedal matinal aumenta queima de gordura?

Exercício antes do café da manhã pode aumentar a queima de gordura, mas o acompanhamento é fundamental

Ciclistas são magros. Isso, todos que já acompanharam pela televisão uma prova – seja de estrada ou de pista – sabem. Quer dizer, se você for um ciclista profissional, certamente a gordura não terá muito espaço no seu corpo. Agora, caso seja apenas uma pessoa comum, que curte pedalar, busca a queima de gordura, mas não tem o dia todo para treinar, o ciclismo segue sendo uma opção, mas talvez você tenha que ir um pouco além. Não basta pedalar, você tem que fazê-lo na hora certa e da maneira correta.

E qual é a melhor hora para pedalar se você quer emagrecer? Ultimamente, alguns nutricionistas e treinadores se tornaram adeptos da ideia de que praticar atividade física em jejum potencializa o emagrecimento, ou a queima de gordura. Uma crença que entrou em moda e levanta a dúvida: isso é verdade ou mito?

Para Ana Paula Martins, nutricionista esportiva funcional em São Paulo, a afirmação de que treinar em jejum aumenta as chances de emagrecer é correta, mas deve ser interpretada com cautela e não aplicada de maneira irresponsável. Existem riscos para quem opta pelo jejum para perder peso. “Para algumas pessoas, o treino em jejum pode ser indicado para potencializar resultados na queima de gordura. O principal benefício é a redução de gordura corporal, pois utilizamos a mesma como fonte de energia nesse tipo de treino”, afirma Ana Paula, que ainda ressalta, porém, que essa prática, quando não realizada da maneira adequada, pode diminuir também a massa muscular.

Treinar pela manhã, portanto, vai provocar mais queima de calorias, mas também representa um risco à saúde. O que fazer então? O indicado é descartar a pedalada pela manhã? Não necessariamente. “Minha prática clínica mostra que este tipo de treino ajuda muito na redução de gordura corporal quando associado a uma suplementação e conduta nutricional adequada”, diz Ana Paula.

Menos comida ajuda. Comida nenhuma atrapalha
Para que a redução na ingestão de calorias pela manhã ajude na perda saudável de peso, deve haver suplementação, antes e depois da pedalada. Um pedaço de pão, por exemplo, é uma boa pedida antes do exercício. Nem mais, nem menos.

“A suplementação antes e depois do treino é fundamental para que ocorra a redução de gordura corporal e não o catabolismo proteico (quebra de massa muscular para gerar energia)”, diz Ana Paula.

Conclusão: quer emagrecer rápido? Acorde e coma bem pouco, mas de maneira correta – o indicado é um carboidrato leve. Use a manhã para pedalar e, por fim, faça a suplementação. E, sempre, faça tudo com acompanhamento profissional.

FONTE: prologo.ativo.com

Comente este artigo...