.:Desafio Mugy de Cross Country

Mais de duas centenas de ciclistas participarão neste fim de semana (28/10/12)

O mais variado roteiro de trilhas de mountain bike tem direção voltada rumo a Sobradinho. Considerada o berço da modalidade, a cidade atrai adeptos não somente pelos caminhos de subidas e descidas desafiadoras, mas também pela proximidade: bastam 30 minutos de carro para sair do centro do poder da capital do país e adentrar em uma natureza repleta de morros, rios e cachoeiras.

Mas se hoje as trilhas de Sobradinho fazem sucesso entre os aventureiros do mountain bike isso só foi possível porque alguém, um dia, teve a coragem de desbravar esses caminhos. No caso do trecho localizado dentro da fazenda Recreio Mugy, famoso ponto do pedal, a descoberta aconteceu por acaso.

O pai do ciclista Vilmar Correia de Souza, 38 anos, trabalhava na chácara como montador de cavalos e os dois moravam lá. Para ir ao colégio, o garoto tinha de percorrer 13 km praticamente por dentro do mato e, então, a bicicleta se transformou em uma forma de facilitar o deslocamento. Como resultado, Vilmar tornou-se o maior conhecedor da região, o que lhe rendeu, inclusive, uma homenagem: parte da trilha leva seu nome.

Aos poucos, Vilmar foi apresentando o Mugy aos amigos e, assim, tanto a parte interna da fazenda quanto seus arredores — que dão acesso a outras trilhas muito procuradas, como a do Alto Delírio e a do Lenhador —, tornaram-se famosos entre os praticantes. "Nos fins de semana forma até fila de ciclista de tanta gente que vem", comemora o atleta.

De centro de treinamento, o local será, pela primeira vez, palco de uma competição, uma ideia antiga de Vilmar, só agora colocada em prática.Neste domingo, 250 atletas participarão do Desafio Mugy de Cross Country, que surgiu como uma forma de compensar os esportistas pelo cancelamento do tradicional 80 km Pedal na Serra, prova realizada há seis anos em Sobradinho (que chega a reunir mais de 500 atletas), que neste ano não foi disputada por falta de investimento.

FONTE: df.superesportes.com.br

Comente este artigo...