.:Os 12 mandamentos do ciclista urbano


Por William Cruz

Quem se inicia no ciclismo urbano logo descobre que andar de bike nas ruas de uma grande cidade é um verdadeiro desafio, repleto de armadilhas, em que os interesses dos ciclistas se entrelaçam com os dos motoristas de carros e ônibus, com direitos e deveres de ambas as partes. Para você não entrar em uma roubada, enumeramos 12 dicas ou regras básicas para uma boa convivência. Confira — e respeite!
DIREITOS

1) Usar o acostamento
Ciclistas têm direito de usar o acostamento das estradas e rodovias — ainda que algumas concessionárias de estradas privatizadas tentem nos convencer do contrário.

2) Trafegar por ruas e avenidas
Bicicleta é veículo e pode circular em ruas e avenidas quando não houver ciclovia ou ciclofaixa, com preferência sobre os demais. É lei!

3) Ocupar a faixa de rolamento
A lei manda usar “os bordos”, mas sem defini-los claramente. Ocupar a faixa, impondo sua presença como veículo, acaba por ser o comportamento mais seguro.

4) Virar pedestre
Desceu da bike, virou pedestre. Desmonte e pegue um trecho de calçada, cruze na faixa ou sinal de pedestres, corte caminho. Mas desmontado, para não colocar ninguém em risco.

5) Deixar os carros para trás
Com os carros parados, a bicicleta tem o direito de ultrapassá-los pelo corredor. Mas não se arrisque trafegando entre dois carros em movimento.

DEVERES

6) Pedalar na mão correta
Na contramão, você surpreende motoristas e pedestres, que não esperam um veículo no sentido contrário (além de cometer uma infração).

7) Não circular na faixa de ônibus
Apesar de a beirada ser mais recomendada, neste caso pode ser mais seguro trafegar entre as faixas.

8) Sinalizar
Tenha uma trajetória previsível e sinalize suas intenções, como mudar de faixa ou virar em uma rua. Quem está no carro precisa antever o que você vai fazer.

9) Pôr os pés no chão
Não faça aos pedestres o que não quer que os motoristas façam para você. Respeite a faixa de travessia e não fure o sinal vermelho.

10) Não circular na calçada
Na calçada você deve descer da bicicleta e empurrá-la ao seu lado, sob o risco de atropelar uma criança ou derrubar um idoso.

11) Iluminar-se
À noite e na chuva, luz branca na frente e vermelha atrás, para os motoristas saberem onde você está e em que sentido segue. Use luz piscante, para ser visto de longe.

12) Ser educado
Um ciclista que pede passagem, dá passagem, sorri e agradece é mais bem tratado pelos motoristas. Assim como violência gera violência, gentileza gera gentileza.

Comente este artigo...