.:Mundial de MTB Máster em Balneário Camboriú

Valdemar França, atleta Cidade Livre MTB, foi prata na categoria over 65.
O Brasil conquistou sete medalhas no primeiro dia do Campeonato Mundial de Mountain Bike Máster, nesta sexta-feira (14 de setembro), em Balneário Camboriú (SC), que segue até domingo.

No masculino, as provas foram abertas com as categorias 55-59, 60-64 e 65+. A categoria mais disputada foi a 55-59 que reuniu 18 ciclistas. O brasileiro Hélio Vilela de Carvalho, de Brasília, foi ouro na 60-64. No ano passado, o brasiliense havia ficado com a medalha de prata e retornou a Santa Catarina determinado a conquistar o ouro.

“Esse ano, a prova foi ainda mais difícil. As subidas estavam mais duras e exigiram muita força e as descidas mais técnicas”, contou Hélio Carvalho, que tem 62 anos e é funcionário da Caixa Econômica Federal.

Valdemar França Soares, também de Brasília, foi prata na 65+ e o mineiro Dilermano Fátima Melo foi bronze na 55-59, assim como Evilásio Wielewski, de Ponta Grossa, na categoria 60-64.

No feminino, a mineira Raquel Gontijo foi prata na categoria 50+ e a gaúcha Luisa Saft ficou com o bronze na categoria 45-49.

Campeões

O sueco Benny Anderson, de 56 anos, comemorou seu tricampeonato mundial na categoria 55-59, o segundo em Camboriú, após superar problemas estomacais nos dias que antecederam sua corrida.

“Só treinei ontem no circuito. Acho a prova aqui muito dura e as subidas muito difíceis. O evento é bem organizado e as pessoas muito gentis e amigáveis”, afirmou o atleta, que trabalha como engenheiro mecânico.
A categoria 55-59 foi a mais disputada, com 18 competidores. A medalha de prata ficou com Robert Anderson, do Canadá.

O francês Christian Jupillat, de 65 anos, retornou mais uma vez ao Balneário Camboriú para garantir mais um título mundial em 52 anos de carreira como ciclista. Ao todo, o francês, que é professor de arte, detém 35 títulos mundiais, incluindo duas medalhas olímpicas. A medalha de bronze foi para o francês Guy Durand.

A França garantiu ainda a medalha de prata na categoria 60-64 com Gerard Bertrand.


RESULTADOS

CATEGORIA 55-59
OURO – Benny Anderson - Suécia
PRATA – Robert Anderson - Canadá
BRONZE – Dilermano Fátima Melo – Brasil

CATEGORIA 60-64
OURO – Hélio Vilela de Carvalho - Brasil
PRATA – Gerard Bertrand - França
BRONZE – Evilásio Wielewski - Brasil

CATEGORIA 65+
OURO – Christian Jupillat - França
PRATA – Valdemar França Soares - Brasil
BRONZE – Guy Durand - França

O Mundial de Mountain Bike Máster prossegue nessa sexta-feira com os treinos classificatórios (Qualify) do Downhill.

Amanhã o evento terá as definições dos campeões mundiais de Cross Country nas categorias 50-54, com largada às 8h30, e às 10h30 largam os atletas da categoria 45-49. A cerimônia de premiação de ambas as disputas será ao meio-dia.

As finais do Downhill serão a partir das 13 horas, com término às 17 horas e cerimônia de premiação às 17h30.

FONTE: http://www.ciclismosc.com.br/site/mundial/2012/pt/noticias/noticia_005.htm

Comente este artigo...